Ter uma pele bonita e saudável, cabelos brilhantes e unhas em perfeita forma é o desejo de várias pessoas. Por isso, é importante estar sempre atento e cuidar da saúde da pele, não só pela questão estética, mas também pelo bem-estar e saúde do corpo.

A pele é a primeira barreira em nosso corpo contra a ação dos agentes externos, como fungos, bactérias e efeitos do clima e é suscetível a muitos ataques e doenças. Por isso, é natural que ao longo da vida surjam algumas doenças de pele que devem ser tratadas.

Estas doenças podem ser mais simples ou mais complexas, mas sempre geram incômodo e desconforto e em alguns casos podem ser bastante severas e se não tratadas causam complicações.

Todas as condições que afetam a pele devem ser tratadas pelo dermatologista, que é o médico especialista em diagnosticar, avaliar e tratar as mais variadas doenças que acometem a pele, cabelos, unhas, pêlos e mucosas.

Conheça agora algumas das doenças de pele mais comuns e que valem uma visita ao seu dermatologista de confiança.

Acne

A acne é o terror de muitos adolescentes, mas é uma doença muito comum e pode atingir pessoas de várias idades em graus bastante variados.

Ela é ocasionada pelo entupimento dos poros da pele pelo excesso de sebo produzido por ela. O sebo tem a função de proteger e manter a oleosidade da pele, mas pode se acumular nos poros e dar origem a uma reação inflamatória conhecida como espinha.

Em casos mais severos, a reação inflamatória pode causar cicatrizes na pele, ocasionando também pontos de hiperpigmentação e manchas.

Entre as causas da acne estão a genética, a atividade hormonal e infecções. O estilo de vida, a alimentação e o estresse também podem ocasionar crises de acne em pessoas que possuem esta tendência.

Um tratamento adequado pode deixar a acne controlada e melhorar muito o aspecto da pele e por isso o dermatologista é o seu melhor aliado.

Rosácea

A rosácea também faz parte das doenças de pele bastante comuns. Ela causa vermelhidão na pele, deixando a área afetada com uma textura mais grossa. Ela pode ser facilmente confundida com uma queimadura solar, mas é uma condição duradoura.

Além da vermelhidão, a rosácea causa lesões inflamadas, acne, secura ocular, irritação e inchaço. Esta condição acomete a face, principalmente bochechas, nariz, testa e queixo.

Esta condição pode ser desencadeada ou agravada por vários fatores, como ingestão de certos alimentos, banhos quentes, doenças gastrointestinais, hipertensão, entre outras causas. A rosácea não tem cura, mas o tratamento ajuda a amenizar bastante o problema.

Impetigo

O impetigo é uma infecção bacteriana superficial na pele, muito comum na face e nas extremidades do corpo. A bactéria pode também se instalar em pequenas feridas e machucados.

A doença é mais comum em crianças e pessoas idosas, onde a bactéria aproveita momentos de baixa imunidade para se instalar. Ela se reproduz na pele, causando uma quadro mais grave com crostas e bolhas denominado impetigo bolhoso. As lesões vão se espalhando e se tornando cada vez maiores.

O impetigo é altamente contagioso e a manipulação pode causar uma contaminação de outras áreas. As lesões devem ser tratadas para evitar complicações ou mesmo para que a infecção por bactérias não afete órgãos internos. O dermatologista pode avaliar e indicar o melhor tratamento.

Melasma

O melasma é uma doença comum entre mulheres na faixa dos 20 a 50 anos, e é caracterizado pela presença de manchas escuras em várias partes do corpo, principalmente rosto, colo e braços.

As manchas podem ser escuras ou acastanhadas, com formatos irregulares e bem definidos, sendo normalmente simétricas. Elas geralmente começam a aparecer na face, podendo se espalhar por todo o rosto.

Não existe uma causa única para o problema, mas entre as causas pode-se citar a exposição ao sol sem proteção, o uso de anticoncepcionais e fatores hormonais.

Apesar de serem antiestéticas, as manchas do melasma são uma das doenças de pele que não trazem risco à saúde.

Psoríase

A psoríase é outra doença relativamente comum, que tem uma ocorrência cíclica, aparecendo e sumindo periodicamente.

Ela causa manchas vermelhas com escamas esbranquiçadas com coceira ou não. As lesões são mais frequentes no couro cabeludo, unhas, joelhos, cotovelos, sola dos pés e palmas das mãos, onde pode apresentar-se com rachaduras e causa muito desconforto.

Esta não é uma doença contagiosa, cuja causa é desconhecida. Especula-se que tenha relação com a genética e com alterações no sistema imunológico, que propiciam as reações inflamatórias e as lesões.

Micoses

As micoses são doenças de pele causadas pela infecção por fungos na pele, unhas e cabelos. A transpiração, umidade e o calor criam um ambiente que favorece a instalação e a multiplicação de fungos na pele e a instalação de uma infecção.

Existem muitos tipos de micoses. As micoses nas unhas ocorrem pela instalação de fungos sob a unha, principalmente nos pés. Na pele, a mais comum é a pitiríase versicolor, conhecida como pano branco, que causa manchas esbranquiçadas na pele, causadas por um fungo não contagioso.

No entanto, as micoses em geral são contagiosas e podem ser prevenidas com a correta higiene, lavando bem o corpo, não compartilhando alicates de cutícula e objetos pessoais e secando bem a pele depois do banho.

Dermatite Atópica

Esta é uma doença genética que afeta comumente as crianças. É uma alergia cutânea que causa pele seca e erupções que coçam, com crostas e feridas.

A dermatite atópica ocorre sempre nas dobras do corpo, principalmente nos braços e pernas mas também no pescoço e axilas são lugares comuns e pode ser desencadeada por diversos fatores, como contato com materiais ásperos, fragrâncias e loções, frio intenso, calor ou transpiração e principalmente pelos fatores emocionais (nervosismo, ansiedade, depressão).

Esta não é uma doença contagiosa, mas causa muito desconforto podendo evoluir para feridas devido a coceira, por isso deve ser avaliada e tratada por um dermatologista.

Câncer de Pele

O câncer de pele é um dos tipos de câncer de maior ocorrência no Brasil. Cerca de 90% dos casos estão associados à exposição solar sem proteção adequada, por isso tem muita incidência em países tropicais.

Esta doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõe a pele. Além da exposição solar, fatores como tabagismo, predisposição genética, infecção por HPV (Human Papiloma Virus) e feridas crônicas que não cicatrizam são fatores de risco para o câncer de pele.

Esta é uma das doenças de pele mais severas e agressivas, podendo se espalhar para outros órgãos e causar muitas complicações, inclusive a morte. O tipo de câncer de pele mais comum, o câncer não melanoma tem baixa taxa de mortalidade, mas os casos são bastante numerosos.

É importante estar sempre atento a qualquer alteração na pele, como manchas ou pintas que aumentam, mudam de cor ou sangram e feridas que não cicatrizam. Pessoas que têm pele clara e que se queimam com facilidade ou que se expõe ao sol com frequência devem estar especialmente atentos a qualquer destes sinais.

O câncer de pele tem cura e o tratamento tem sempre maior efetividade quando iniciado o mais cedo possível. Por isso, ao menor sinal de alterações na pele, o dermatologista sempre deve ser consultado.

Cuide bem sua pele, continue em nosso site e saiba mais dicas para melhorar a saúde da sua pele.

Conheças as principais doenças de pele que o dermatologista pode tratar